Pela segunda vez nesta temporada, a Hyundai foi a grande vencedora no WRC, com Thierry Neuville subindo ao degrau mais alto do pódio. O piloto belga conseguiu superar os Volkswagen de Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier, demonstrando que o desenvolvimento do i20 já é o suficiente para incomodar os Volkswagen que antes eram praticamente imbatíveis.
O mais impressionante é o fato de que Neuville chegou ao fundo do poço com a Hyundai em 2015 saindo do status de “grande astro” para um mero coadjuvante pilotando o 3º carro da equipe e literalmente sendo retirado do foco pela montadora, não que isso fosse injusto, Thierry com uma pilotagem agressiva começou após uma triunfal estreia a destruir carros por erros “básicos” que poderiam ser facilmente evitados e você pode acompanhar essa decida ao fundo do poço aqui mesmo pelos Diários de Judith em matéria exclusiva clicando AQUI
Mas não foi dessa vez que o Belga deu mais um passo para dentro do poço, pelo contrario!! Com apenas três especiais para completar antes do final do rally, Neuville partiu para o ataque esperando manter e até aumentar a vantagem que tinha sobre Latvala. A sua vitória em Cala Flumini foi decisiva cravando mais 3,1 segundos de vantagem sobre o finlandês. Ogier ficou em terceiro e com isso se mantinha em 3º na geral já que Dani Sordo e Ott Tanak estavam longe para não serem incomodados.
A mesma coisa aconteceu no especial seguinte, embora a especial tenha sido ganha por Eric Camili o finlandês da Volkswagen já admitia a derrota: “Perdi três segundos na primeira especial e a diferença está em 19s. Não tenho hipótese de apanhar o Thierry sem um erro. Estou apenas a procurar encontrar um ritmo confortável sem correr riscos”, disse Latvala no final da 17ª especial. Mas essa admissão de derrota não fez Neuville baixar as suas defesas, bem pelo contrário: “O Jari-Matti nunca desiste! Foi uma boa classificatória, mas vai ser duro na segunda passagem aqui”, contou depois.
Na primeira passagem por Sassari-Argenteri, Neuville aumentou ainda mais sua diferença, vencendo a especial com 6,2 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala que chegou em terceiro – batido por Anders Mikkelsen, com Ogier tropeçando em sexto. “É uma margem confortável agora. Se não cometer erros tudo deve correr pelo melhor. Iremos focar-nos em trazer o carro até casa. É mais importante do que forçar o andamento para obter os pontos da Power Stage”, disse o então líder da prova.
Na Power Stage – a segunda passagem por Sassari-Argenteri – Ogier levou a melhor sobre Kevin Abbring e Jari-Matti Latvala, com Neuville chegando em quinto, mas o essencial tinha sido alcançado: Thierry Neuville deu à Hyundai a sua segunda vitória nesta temporada, com uma vantagem de quase 25 segundos sobre Jari-Matti Latvala. Sebastien Ogier ficou com o terceiro posto a um minuto e 37 segundos do vencedor.
Dani Sordo foi o quarto da geral – pela quarta vez seguida. E curiosamente, consolidou o segundo lugar da classificação geral, graças a essa consistência e muito distante do quinto, o estoniano Ott Tanak, o melhor dos Ford. Eric Camili foi o sexto, a quase seis minutos do vencedor, conseguindo bater Henning Solberg, o sétimo classificado. O finlandês Teemu Suninen foi o oitavo no seu Skoda, e o melhor dos WRC2, seguido por Jan Kopecky e Karl Kruuda, todos eles em máquinas do WRC2.
Na classificação geral, Ogier continua a liderar com folgas, tendo agora 132 pontos, contra os 68 de Dani Sordo. Anders Mikkelsen é o terceiro, com 67 e Mads Ostberg é quarto, com 58.
O Mundial de ralis continua entre os dias 1 e 3 de julho, em terras polacas.
Fonte: Continental-circus/WRC